segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A quatro dias de sair do cargo, Lula critica ex-presidente FHC


A quatro dias de deixar a Presidência da República e passar a faixa para Dilma Rousseff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta segunda-feira, os seus antecessores - em especial, Fernando Henrique Cardoso. Lula esteve na inauguração da nova sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília.
Lula afirmou que não houve investimentos em ciência e tecnologia durante 25 anos. "Tinha coisas boas que não tinham investimento. Só em 2003 houve uma política para o biodiesel. Isso poderia ter sido feito por outras pessoas que estudaram mais do que eu, não fizeram porque não quiseram. O problema é convencer os imediatistas de que dinheiro e pesquisa demoram a dar resultado e às vezes pesquisa não dá em nada. Se a Petrobras não tivesse aumentado investimentos em pesquisa, não teria descoberto o pré-sal", disse.
O presidente, que participou mais cedo de um café da manhã com jornalistas em Brasília, voltou a dizer que a presidente eleita, Dilma Rousseff, superará o preconceito que o ele próprio viveu.
"O governo precisa apenas criar as condições para que políticas públicas fluam com sensatez. Termino minha última reunião como presidente do conselho desejando que no próximo governo, Dilma terá o mesmo ânimo e força que eu tive, porque ela sabe que da mesma forma que eu trabalhava para provar que um operário podia dirigir o País, uma mulher não é cidadã de segunda classe e pode governar com muita competência", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário