segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Paes: Rio terá centro de operações mais moderno do mundo


O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou na manhã desta segunda-feira as instalações do Centro de Operações Rio que, segundo ele, é o mais bem equipado do mundo. O local será utilizado por cerca de 30 órgãos municipais e concessionárias para gerenciar os serviços da cidade, como realização de grandes eventos, controle do trânsito e das situações de emergência.
"A gente passa a contar com o centro de operações mais moderno do mundo na cidade do Rio de Janeiro", disse Paes ao afirmar que o haverá um período de adaptação e aprendizado ao novo sistema, que começará a operar a partir do dia 31 de dezembro. "Isso não é a solução dos problemas, mas vai ajudar a gente a operar a cidade e quem sabe encontrar as soluções, às vezes mais simples, para os problemas que enfrentamos", afirmou.
Localizado na Cidade Nova, o Centro foi desenvolvido em parceria com a IBM e funcionará 24 horas, com o objetivo de integrar e interconectar informações de todos os órgãos envolvidos, garantindo respostas mais rápidas na rotina da cidade e em situações de crise, como as chuvas de verão. O objetivo da prefeitura é antecipar soluções e minimizar as ocorrências, alertando os vários setores responsáveis sobre os riscos e as medidas urgentes que devem ser tomadas para enfrentar emergências.
Entre os órgãos municipais que participam do projeto, estão a Defesa Civil, CET-Rio, Geo-Rio, Rio Águas, Rioluz, Guarda Municipal, Comlurb, Secretarias Municipais de Ordem Pública, de Conservação, de Saúde, de Assistência Social, de Meio Ambiente, de Educação, de Habitação e Riotur. Além disso, também estão integrados ao projeto a CEG, a Cedae, a Light, o Metrô, a Supervia, a Rio Ônibus, a Ponte Rio-Niterói e a Lamsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário