segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Lula: governo foi injustiçado em acidente com voo da TAM


Ao traçar um balanço de seus oito anos de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que a maior mágoa de sua gestão foi a "condenação" junto à opinião pública que o governo sofreu durante o acidente com o voo 3054 da TAM, que em 2007 não conseguiu frear durante o pouso no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e colidiu em um prédio da companhia, matando 199 pessoas.
Na ocasião, as condições da pista do aeroporto - de responsabilidade da Infraero - foram apontadas por especialistas como uma das possíveis causas da tragédia.
"A mágoa mais profunda que tenho foi do acidente do avião da TAM, aquele avião que pegou fogo em Congonhas. Se analisarem bem, nós fomos condenados à forca e à prisão perpétua em 24 horas. Jogaram nas costas do governo com uma facilidade enorme a culpa pelo acidente da TAM e depois ninguém teve sequer sensibilidade de pedir desculpa. Foi o momento mais difícil de peso nas costas. Foi o pior dia de minha vida na presidência da República", relatou o presidente aos jornalistas que participam da cobertura diária do Palácio do Planalto.
Em 31 de outubro de 2009, mais de dois anos após o acidente, o relatório final apresentado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) registrou que uma falha dos pilotos do Airbus da TAM, Kleyber Lima e Henrique Stefanini Di Sacco, era a hipótese "mais provável" para a tragédia. De acordo com o documento, a possibilidade de falha mecânica da aeronave naquelas proporções representaria uma chance a cada 400 trilhões de horas de voo.
"A segunda hipótese, falha humana parece ser a mais provável, uma vez que é elevada a improbabilidade estatística de falha do sistema de acionamento (...) durante o pouso, além do fato conhecido de que o lapso humano é um componente frequente e esperado em qualquer sistema complexo como o da aviação", diz o relatório.
O grupo de investigação não conseguiu, no entanto, chegar a uma conclusão sobre um eventual erro de posicionamento dos manetes, sistemas utilizados na frenagem do avião. Um dos fatores que podem ter levado o avião a não conseguir reduzir a velocidade e colidir com o prédio da TAM quando pousou no Aeroporto de Congonhas era a posição em que uma dos manetes foi encontrada após o acidente: para acelerar, e não frear.

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